Vídeos do Seminário Internacional “Usinas Nucleares – Lições da Experiência Mundial” – dia 27 de outubro de 2015

Nos dias 27 e 28 de outubro de 2015 aconteceu o Seminário Internacional “Usinas Nucleares – Lições da Experiência Mundial” em Brasília, no Auditório Interlegis, Senado Federal.

Assista às palestras do primeiro dia – 27 de outubro.

SESSÃO DE ABERTURA

O coordenador de Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho, critica o uso de usinas nucleares no Brasil. Segundo ele, trata-se de uma solução de grande risco, baseada em projetos antiquados e desnecessária para gerar energia no país.

O senador Hélio José discursa na sessão de abertura do seminário. Hélio José é vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal.

O senador Cristovam Buarque, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal, discursa na sessão de abertura.


SESSÃO INICIAL: Os desafios da opção nuclear para a produção de eletricidade

Depoimento de Naoto Kan, primeiro-ministro do Japão à época do acidente de Fukushima, que defendia as usinas nucleares como forma de gerar energia, mas mudou de posição depois do desastre de 2011. Agora ele defende o uso de fontes renováveis e limpas. Gravação realizada para o seminário.

A Sub-Procuradora Geral da República, Sandra Verônica Cureau, fala sobre o papel do Ministério Público.

O físico Luiz Pinguelli Rosa, professor da UFRJ e ex-presidente da Eletrobras, fala sobre o papel da universidade e dos cientistas.

Chico Whitaker, ativista da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares e integrante da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB, fala sobre o papel da sociedade civil.


CONFERÊNCIA: Um olhar sobre a segurança e a radioproteção nos reatores nucleares franceses

Monique Sené, presidente do grupo “Cientistas pela Informação sobre Energia Nuclear” (GSIEN), da França, fala sobre a segurança e a radioproteção nos reatores nucleares franceses. Monique é também diretora honorária do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS).

O engenheiro Dieter Majer, especializado em segurança nuclear e funcionário do governo alemão até 2011, comenta os riscos e problemas que envolvem os reatores nucleares. A apresentação FOI gravada em vídeo.

Eduardo Souza Motta, da Associação dos Fiscais de Radioproteção e Segurança Nuclear, comenta os riscos e problemas de segurança que envolvem os reatores nucleares no Brasil.

Sidney Luiz Rabello, da Associação dos Fiscais de Radioproteção e Segurança Nuclear, fala sobre os riscos e problemas de segurança envolvendo os reatores nucleares no Brasil.


CONFERÊNCIA: O impasse nuclear – os rejeitos e os custos

Bernard Laponche, ex-funcionário do Comissariado de Energia Atômica da França (CEA) fala sobre o impasse nuclear, os rejeitos e os custos. Bernard foi também Diretor Geral da Agência Francesa pelo Controle da Energia.

Físico Luiz Pinguelli Rosa, professor da UFRJ e ex-presidente da Eletrobras.

Bernard Laponche encerra o primeiro dia.

O evento foi promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal no auditório do Interlegis, em Brasília. Com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Fundação Beija Flor, Green Cross e da Heinrich Böll Stiftung.

Seminário Internacional "Usinas Nucleares – Lições da Experiência Mundial"

Consulte como foi a programação no folder do Seminário Internacional “Usinas Nucleares – Lições da Experiência Mundial”.

Assista às palestras do segundo dia – 28 de outubro.

Esta entrada foi publicada em Fotos e vídeos, Multimídia, Seminário Internacional 2015 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*