Vídeos do Seminário Internacional “Usinas Nucleares – Lições da Experiência Mundial” – dia 28 de outubro de 2015

Nos dias 27 e 28 de outubro de 2015 aconteceu o Seminário Internacional “Usinas Nucleares – Lições da Experiência Mundial” em Brasília, no Auditório Interlegis, Senado Federal.

Assista às palestras do segundo dia – 28 de outubro.

CONFERÊNCIA: As consequências sociais e sanitárias dos acidentes nucleares.

Naoto Kan, primeiro-ministro do Japão à época do acidente de Fukushima, fala sobre as consequências sociais e sanitárias dos acidentes nucleares. O depoimento em vídeo foi apresentado com tradução simultânea na abertura do segundo dia do seminário.

O diretor da Grenn Cross International na Bielorrússia, Vladimir Shevtsov, fala sobre as consequências sociais e sanitárias do acidente de Chernobyl, ocorrido em 1986.

Alfredo Pena-Vega, pesquisador do Centro Edgar Morin, comenta as consequências dos acidentes nucleares, principalmente de Chernobyl e Fukushima. Pena-Vega pertence também à Escola de Altos Estudos em Ciências Humanas da França.

Diretor do Instituto de Saúde Global da Universidade da Califórnia do Sul, o médico Jonathan Samet analisa os efeitos dos acidentes nucleares para a saúde: as consequências imediatas provocadas pela radiação, as doenças psicológicas e de longo prazo.

Emico Okuno, professora de Física das Radiações da USP (Universidade de São Paulo), fala sobre o acidente radiológico de Goiânia com Césio 137, ocorrido em 1987.


PAINEL: Da mineração de urânio às usinas nucleares e aos rejeitos radioativos, perspectivas e alternativas

Painel sobre o tema “Da mineração de urânio às usinas nucleares e aos rejeitos radioativos, perspectivas e alternativas” com a participação de diversos especialistas, pesquisadores e ativistas: os franceses Monique Sené e Bernard Laponche, Vladimir Shevtzov, da Bielorrúsia, Alfredo Pena-Vega, Emico Okuno, Eduardo Souza Motta, Sidney Luiz Rabello e Chico Whitaker, com a mediação do jornalista Armando Rollemberg.


ENCERRAMENTO

O monge Shôjo Sato, do Templo Shin Budista Terra Pura, dá um testemunho pessoal sobre os efeitos do acidente nuclear de Fukushima, região que ele teve oportunidade de visitar e encontrar o que chama de “estado de infelicidade”.

Fala de encerramento do senador Cristovam Buarque no Seminário Internacional “Usinas Nucleares – Lições da Experiência Mundial”.

O evento foi promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal no auditório do Interlegis, em Brasília. Com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Fundação Beija Flor, Green Cross e da Heinrich Böll Stiftung.

Seminário Internacional "Usinas Nucleares – Lições da Experiência Mundial"

Consulte como foi a programação no folder do Seminário Internacional “Usinas Nucleares – Lições da Experiência Mundial”.

Assista às palestras do primeiro dia – 27 de outubro.

Esta entrada foi publicada em Fotos e vídeos, Multimídia, Seminário Internacional 2015 e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*