Bélgica distribui pastilhas de iodo à população contra ameaça nuclear

Fonte: UOL Notícias

Bélgica distribui pastilhas de iodo à população contra ameaça nuclear

Caixas de pastilhas de iodo são exibidas para a imprensa durante divulgação do plano do governo belga para uma emergência nuclear

As farmácias belgas estão distribuindo pastilhas de iodo de graça às pessoas que solicitem como parte de um novo plano de segurança nuclear iniciado pelo governo. A ação é parte de programa de proteção em caso de acidente nuclear. A distribuição das pastilhas abrange todo o território do país desde terça-feira (6).

As pastilhas estarão disponíveis para toda a população, mas sua ingestão é recomendada somente para grupos de risco como crianças, mulheres grávidas e em período de lactação, ou professores de escolas e creches, informou a agência de notícias local “Belga”.

Estas pílulas atuam sobre a tireoide, saturando-a deste composto para evitar que absorva o iodo radioativo que seria liberado por um vazamento nuclear e prevenir assim o desenvolvimento de câncer.

As pessoas que vivem em um raio de 20 quilômetros ao redor das usinas nucleares ativas do país – a de Tihange, no leste, e a de Doel, no norte – já receberam as pílulas.

No entanto, o novo plano prevê a distribuição em um raio de 100 quilômetros ao redor de qualquer central e inclui também a usina holandesa de Borssele e a francesa de Chooz, próximas às fronteiras belgas com ambos países, por isso que na prática representa a cobertura de todo o Estado.

Leia matéria completa em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/03/07/belgica-distribui-pastilhas-de-iodo-a-populacao-contra-ameaca-nuclear.htm

Esta entrada foi publicada em No mundo e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*