Fonte: UOL Notícias
As farmácias belgas estão distribuindo pastilhas de iodo de graça às pessoas que solicitem como parte de um novo plano de segurança nuclear iniciado pelo governo. A ação é parte de programa de proteção em caso de acidente nuclear. A distribuição das pastilhas abrange todo o território do país desde terça-feira (6).
As pastilhas estarão disponíveis para toda a população, mas sua ingestão é recomendada somente para grupos de risco como crianças, mulheres grávidas e em período de lactação, ou professores de escolas e creches, informou a agência de notícias local “Belga”.
Estas pílulas atuam sobre a tireoide, saturando-a deste composto para evitar que absorva o iodo radioativo que seria liberado por um vazamento nuclear e prevenir assim o desenvolvimento de câncer.
As pessoas que vivem em um raio de 20 quilômetros ao redor das usinas nucleares ativas do país – a de Tihange, no leste, e a de Doel, no norte – já receberam as pílulas.
No entanto, o novo plano prevê a distribuição em um raio de 100 quilômetros ao redor de qualquer central e inclui também a usina holandesa de Borssele e a francesa de Chooz, próximas às fronteiras belgas com ambos países, por isso que na prática representa a cobertura de todo o Estado.
Leia matéria completa em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/03/07/belgica-distribui-pastilhas-de-iodo-a-populacao-contra-ameaca-nuclear.htm