Minuto de silêncio por Hiroshima na abertura dos Jogos Olímpicos

A ideia de fazer um minuto de silêncio por Hiroshima na abertura dos Jogos Olímpicos no Brasil em homenagem às vítimas da primeira bomba atômica surgida no Fórum Social Temático contra o nuclear, realizado no Japão em março passado, teve muito boa acolhida junto à Associação Prefeitos pela Paz (criada por um Prefeito de Hiroshima) e aos Hibakusha (sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki) em nosso país.

Os jogos serão abertos no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, às 20h15, horário de Brasília. A abertura coincide com o dia e a hora em que a bomba explodiu em 1945 no Japão, às 8h15 do dia 6 de agosto. Ou seja, os silêncios lá e aqui poderão ser concomitantes. E todos que estarão de olhos voltados para os Jogos Olímpicos serão lembrados dessa tragédia para que nunca mais se repita. E para que a violência hoje em dia crescente (no mundo e em nossas cidades) seja superada por uma cultura de Paz.

Estamos contando com que o atual Prefeito de Hiroshima escreva ao Eduardo Paes, Prefeito do Rio, para fazer essa sugestão. Como o Paes também é membro da Associação Prefeitos pela Paz, espera-se que não hesite em aceitar a proposta. Mas todos que tiverem formas de ajudá-lo a colocar a sugestão em prática, assim como o Comitê Olímpico Internacional, não esperem para agir, escrevendo a eles e divulgando a proposta. 


Com gestos como esse se constrói o respeito à Vida que o mundo hoje precisa mais do que nunca.


Chico Whitaker

Esta entrada foi publicada em Minuto de silêncio nos Jogos Olímpicos, No Brasil. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*