CONVOCATÓRIA PARA O DIA 26 DE ABRIL

Por uma insurreição artística, intelectual, científica e popular contra a continuação da contaminação radioativa do planeta

Preâmbulo

Esta convocatória não emana de partido, sindicato, grupo de pressão, coletivo, etc., mas
de uma companhia teatral francesa (Brut de Béton Production) que há 16 anos consagra
50% de suas atividades artísticas à ligação entre artes e contaminação radioativa.

APPEL-1
26 de abril de 2006: encenação do evento “La diagonale de Tchernobyl”, diante da usina de Chernobil (foto de Veronique Boutroux)

O futuro do planeta, um futuro contaminado pela radiatividade, não é uma possibilidade, mas uma realidade que só nós podemos impedir. A única alternativa a essa decisão – continuar na via atual – nos coloca inevitavelmente, no futuro, frente a novos acidentes estatisticamente previsíveis.

Duas catástrofes nucleares traumatizaram as populações e, depois, se integraram no cotidiano: desde 26 de abril de 1986, a de Chernobil e, depois, em 11 de março de 2011, a de Fukushima.

Essas catástrofes, como outras que nos ameaçam, têm a particularidade de começar no dia do acidente e somente acabar depois de centenas de anos, se não milhares segundo a duração de vida (diz-se “meiavida”) dos radionuclídeos (substâncias radiativas que emitem raios beta ou gama) “liberados” na atmosfera, no mar e nos solos.

Acreditamos que as pessoas informadas, na maioria, gostariam de evitar esse futuro contaminado, mas não sabem como fazê-lo. Até hoje, de fato, ninguém conseguiu interromper essa lenta passagem para a contaminação radiativa do conjunto de nosso planeta.

Quanto mais o tempo passa, mais fica evidente que estamos mergulhando para o “inverno nuclear”. Nos últimos 70 anos, nenhuma instância democrática ou burocrática, nenhum tribunal, nenhuma universidade foi capaz de barrar a loucura prometeica dos nucleocratas. Nada os faz hesitar. Nem os maiores acidentes, nem a ameaça da guerra nuclear, nem fabulosas perdas financeiras, nem intermináveis canteiros de obras, nem o acúmulo de lixo atômico, nem os estudos científicos que contradizem suas afirmações categóricas.

Então, que fazer?

Convocatória

Está mais do que na hora de que os indivíduos esclarecidos de nosso tempo,
conscientes da iminência de nova catástrofe nuclear civil e/ou militar, criem
coragem e se insurjam!

2016 deve ser o ano de tomada de consciência popular.

O dia 11 de março de 2016 será o dia da memória, cinco anos depois, da catástrofe de Fukushima. O dia 26 de abril, 30 anos depois, do começo da catástrofe de Chernobil. Essas datas serão lembradas no mundo todo.

APPEL-2
A vida nos arredores de Chernobil (foto de Veronique Boutroux)

É inaceitável que o lobby nuclear decida o que deve ser pensado, difundido, dito e escrito. A partir de hoje, nós — artistas, jornalistas, educadores, fotógrafos, músicos, atores, bibliotecários, artistas de rua, cientistas, dançarinos, pesquisadores, documentaristas, artistas de circo, poetas, responsáveis por salas de espetáculo e de cinema, diretores de festival, mandatários, militantes e cidadãos— passaremos a trabalhar para favorecer a insurreição das consciências contra o futuro contaminado e para produzir, realizar ou acolher leituras, colóquios, espetáculos,
conferências, exposições, projeções, bailes, festividades…

Entre 11 de março e 26 de abril de 2016, durante sete semanas, textos devem ser encenados ou lidos simultaneamente em vários locais, filmes devem ser projetados, fotos devem ser expostas, debates e colóquios devem ser programados nos anfiteatros das faculdades, nas praças públicas, em espaços alternativos, teatros municipais, centros teatrais, escolas e bibliotecas, salas de prefeituras ou terrenos vagos.

Que uma insurreição de artistas, intelectuais e cientistas convença os cidadãos a acabar com nosso futuro contaminado pela radioatividade. E que floresçam milhares de espetáculos, livros, quadros, balés, concertos, reportagens, bailes, colóquios, festivais, poemas, exposições e pesquisas!

PS: Esta convocatória é lançada a partir de hoje para que cada um(uma) possa refletir, ler, comunicar, buscar apoios, financiamentos, fóruns, locais de representação e de exposição. Brut de Béton Production propõe-se a coordenar tal convocatória.

Você pode se juntar a brut-de-beton@orange.fr (00 33) (0) 4 63 31 50 12 c/o André Larivière.

Site: www.brut-de-beton.net

Facebook: www.facebook.com/groups/977646358962204

“Nunca duvide de que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa
mudar o mundo. De fato, é sempre assim que se passa”. (Margaret Mead)

Clique aqui para subscrever a convocatória. Envie para brut-de-beton@orange.fr ou para xonuclear@uol.com.br.

Esta entrada foi publicada em No mundo e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*