Projetos de iniciativa popular se unem em São Paulo

São Paulo – Grupos coordenam a coleta de assinaturas para os projetos pela Reforma Política Democrática, Iniciativa Popular da Mídia Democrática e “Xô Nuclear”, fazem ato em conjunto na Capital paulista.

Coleta Praça da Cidadania

Mobilizadores em favor de três propostas distintas para leis de iniciativa popular, se uniram em ato na Avenida Paulista neste sábado (17).  A ideia veio com o Fórum Social Temático da Reforma Política quando foi decidida a realização de eventos em áreas públicas como praças e parques, a fim de esclarecer a população sobre a iniciativa da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e  ampliar os número de colaboradores.

Para o codiretor do MCCE, Luciano Santos, “trazer o debate da iniciativa popular para as ruas, além de fortalecer a coleta de assinaturas, também ajuda na organização e na quantidade dos participantes.” Santos disse ainda que o Fórum decidiu pela criação de um Mutirão de Cidadania onde projetos como os citados acima pudessem informar à população sobre suas propostas e coletar assinaturas em conjunto, em uma mesma organização e parceria.

Saiba mais sobre estes projetos

“Xô nuclear”

Projeto visa vetar as usinas nucleares no Brasil. A proposta da campanha pretende elevar o nível de informação da população brasileira sobre os riscos das usinas nucleares e sobre a desnecessidade das mesmas no Brasil. Saiba o que é a opção nuclear, seus riscos e consequências.

“Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática”

Coordenado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o Projeto pede o fim dos oligopólios e monopólios de mídia, a transparência nas concessões de canais de rádio e televisão, o fortalecimento da comunicação pública e comunitária, e a diversidade e a pluralidade de conteúdo nos meios de comunicação do Brasil. Conheça o Projeto de Lei da Mídia Democrática

“Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”

O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas apresenta uma proposta de representação política mais identificada com a maior parte da sociedade. Os quatro pontos principais desta proposta são: (1) Proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha; (2) Eleições proporcionais em dois turnos; (3) Paridade de gênero na lista preordenada; (4) Fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes. Saiba mais clicando aqui.

Matéria no site Ascom-MCCE

Esta entrada foi publicada em Coleta de Assinaturas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*