México: material radioativo é roubado pela 2ª vez em 6 meses

Do Terra

O ministro de Governo (Interior) do México, Miguel Ángel Osorio, confirmou nesta quarta-feira o roubo de material radioativo no Estado do México, no centro do país, e afirmou que foram ativados os protocolos para sua localização, no segundo incidente desse tipo desde dezembro do ano passado.

O ministro declarou que “a manipulação do material exige cuidado, por isso é importante encontrar rapidamente sua localização e punir os responsáveis pelo crime”. O material foi roubado do Laboratório Nacional da Construção no município de Tultitlán na madrugada do último domingo por um grupo armado, informou um boletim da Defesa Civil.

O equipamento conta com adesivos que advertem sobre a presença de material radioativo, como césio-137 e berílio. Este é o segundo incidente desse tipo no México desde o dia 2 de dezembro, quando um equipamento médico com material radioativo (cobalto-60) foi roubado por um grupo armado enquanto era transportado em um caminhão para um centro de resíduos.

Depois de buscas intensas, o veículo, o equipamento e o material radioativo foram encontrados dois dias depois em uma área desabitada do município de Hueypoxtla, no Estado do México.

Esta entrada foi publicada em Energia Nuclear. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*