Kiev está a caminho de um novo Chernobyl?

Publicado em 11 de abril de 2014 no Voz da Rússia.
ucrânia, energia nuclear, usina nuclear, segurança nuclear, chernobyl

Kiev está reduzindo sua colaboração com a indústria nuclear russa e pretende assinar um contrato para o fornecimento de combustível nuclear com a companhia norte-americana Westinghouse.

Nos elementos combustíveis fabricados por essa companhia já tinham sido detectados defeitos por diversas vezes. Sua utilização irá reduzir a fiabilidade de funcionamento dos reatores das usinas nucleares ucranianas e poderá ameaçar a segurança nuclear do país, segundo dizem os peritos.

As novas autoridades ucranianas decidiram reduzir ao mínimo a dependência de Kiev dos fornecimentos russos de combustível nuclear e assinar um contrato para o fornecimento de matéria-prima com a companhia norte-americana Westinghouse.

Contudo, isso poderá provocar uma catástrofe tecnológica no país. O problema é que as usinas nucleares ucranianas foram construídas segundo projetos soviéticos e estão preparadas para receber apenas combustível produzido na cidade russa de Elektrostal, diz o vice-presidente do Comitê da Duma de Estado para os Recursos Naturais e Meio Ambiente Maxim Shingarkin:

“O problema é que cada reator nuclear é construído para um combustível de características específicas. Além disso, não se trata apenas da quantidade de urânio enriquecido presente no combustível, mas também de determinados parâmetros de temperatura. Qualquer desvio provoca acidentes nucleares. Nós podemos assistir a 15 acidentes do tipo de Chernobyl, que no seu conjunto serão tão perigosos para a Ucrânia, para a Rússia e para a Europa que nem toda a civilização do planeta poderá combater seu efeito.”

A Ucrânia já tinha celebrado um contrato com a Westinghouse há cinco anos. Menos de um ano depois já tinham surgido problemas com os elementos de combustível em dois reatores: eles perderam sua forma e começaram a se deformar. As causas desse problema foram defeitos estruturais da responsabilidade da companhia norte-americana. Dessa vez, felizmente, foi evitada uma catástrofe nuclear. Desde então, as autoridades da Ucrânia proibiram o uso nos reatores do combustível americano da Westinghouse.

Neste momento, apesar da experiência negativa que tiveram com o uso de elementos norte-americanos, as autoridades da Ucrânia pertendem instalá-los logo em três geradores, o que viola os padrões internacionais de segurança nuclear, considera o presidente da Associação Internacional de Veteranos de Energia e Indústria Nuclear Evgueni Akimov:

“Essa experiência ocorreu há vários anos, quando se tentou usar combustível de fabricação norte-americana na usina nuclear de Pivdennoukrainsk, assim como numa usina na República Tcheca. Ambas as experiências tiveram resultados negativos. O combustível teve de ser removido e substituído pelo combustível fabricado segundo o projeto e que era produzido na Rússia.”

O uso do combustível Westinghouse pode provocar danos nos reatores das usinas nucleares ucranianas, o que poderá, por sua vez, originar descargas para o ambiente de substâncias radioativas e resultar no colapso de toda a produção de energia nuclear ucraniana, além de uma catástrofe ambiental alastrando para além da Ucrânia.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2014_04_11/kiev-esta-a-caminho-de-um-novo-chernobyl-8073/

Esta entrada foi publicada em No mundo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*