Roda de conversa no Fórum Social de São Paulo

Prezados amigos e prezadas amigas,

Nossa roda de conversa no Fórum Social de São Paulo, no sábado dia 9 de novembro, reuniu 7 pessoas e foi bem animada. Trocamos muitas informações, contando também com a presença de uma pessoa vinda de Sorocaba, onde houve há duas semanas uma audiência pública sobre o projeto de instalação de um reator nuclear multiuso em Iperó, para produção de isótopos para várias finalidades. Foi relembrada toda a mobilização anti-nuclear que aconteceu naquela cidade nos anos 80, quando começou a instalação do projeto Aramar, da Marinha, que hoje constrói o reator do submarino nuclear brasileiro. Está sendo solicitada, pela população, uma segunda audiência, questionando o direcionamento da primeira. Seremos chamados a comparecer…

Mas surgiu na conversa uma proposta bastante interessante: a de organizarmos uma “escolinha Xônuclear”, em que todos que estão participando de atividades da Coalizão possam receber uma “formação” sobre o nosso tema. Até porque precisamos contar com muitos dados sobre os fundamentos de nossa posição anti-nuclear, inclusive para sermos capazes de colher mais assinaturas em nossa Iniciativa Popular. Algo como uma serie de palestras, uma vez por mês, ao longo de 2014, sobre os diferentes tipos de conhecimento que precisamos ter. Temos que começar a trocar idéias sobre essa proposta.

Apoiados em nosso novo banner “Fukushima nunca mais! Nem lá nem aqui!” pudemos colher ao longo da tarde mais de 50 assinaturas. O novo banner tinha sido testado alguns dias antes em Sorocaba, com bons resultados. Ele será usado na COLETA PREVISTA PARA O PRÓXIMO SÁBADO DIA 23, NA NOSSA ESQUINA DA AVENIDA PAULISTA (das 10,30 às 13,30, na calçada da Avenida Paulista onde relembramos o acidente de Chernobyl, em 27 de abril passado,  à direita do MASP para quem o olha de frente, esquina com a Rua Otávio Mendes, em frente ao prédio da Justiça Federal, em reforma).

A grande novidade é que contaremos, nesse dia, com o apoio de equipamentos que nos serão cedidos pelos facilitadores do Fórum Social de São Paulo: um equipamento de projeção de filmes, um megafone e eventualmente uma tenda. E possivelmente pessoas colhendo assinaturas para outros projetos de lei, nesse ponto que pode se tornar a “esquina das Iniciativas Populares”.

Quem tiver tempo e disposição não deixe de vir.

Abração, Xó Nuclear!

Esta entrada foi publicada em Ações em Curso. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*