Relatório sucinto da reunião do dia 3 de outubro de 2012

A pauta previa três temas: 1) pedido de informação a ser enviado ao governo, com base na Lei de Acesso à Informação; 2) nova ferramenta de comunicação a utilizar e 3) atividade de cine debate. Por falta de tempo, o terceiro tema ficou para a próxima reunião.

1) Pedido de informação: considerados os itens do pedido de informações elaborado após a coletiva de 13 de setembro, data de 25º aniversario do acidente radioativo de Goiânia, foi mantida a orientação de darmos uma atenção inicial aos riscos que corre a população com a radioatividade: a) pela eventual existência de fontes radioativas perigosas não monitoradas em diferentes lugares do Brasil, como ocorreu em Goiânia; b) por um nível eventualmente insuficiente de segurança dos rejeitos radioativos armazenados em Angra; c) pelo conhecimento insuficiente dos riscos que oferecem as antigas instalações da Nuclemon em Santo Amaro,  São Paulo e mas minas de urânio de Caetité na Bahia e Santa Quitéria no Ceará; d) pela falta de assistência às vitimas do acidente de Goiânia e aos trabalhadores que foram contaminados pelo seu trabalho com elementos radioativos.

Foi decidido então que inicialmente encaminhemos um pedido de informações sobre essas questões aos diferentes Serviços de Informação aos Cidadãos criados por força da Lei de Acesso à Informação e em seguida, a partir da resposta dada, encaminhemos um pedido à Presidência da República, diretamente e/ou através de sua Secretaria Geral, em data simbólica da luta antinuclear.

Decidimos ainda tomar contato com os parlamentares que já constituíram uma Comissão sobre a questão dos rejeitos radioativos no Brasil e em especial com o relator dessa Comissão, o ex-deputado Edson Duarte, bem como propor que analisem a possibilidade de regulamentar a Convenção 115, da OIT, assinada pelo Brasil em 05/09/1966, que trata dos direitos dos trabalhadores expostos a radiação.

2) Ferramenta de comunicação: foi analisada a proposta de usarmos um fórum dentro do site da Coalizão ou a ferramenta Wiki, assim como a hipótese de usar a ferramenta Wiki dentro do Fórum do site. O assunto será aprofundado pelos membros da Coalizão que conhecem tecnicamente o assunto. Em breve seremos informados da solução adotada.

A próxima reunião da Coalizão foi marcada para dia 31 de outubro, quarta-feira, às 19h, na Ação Educativa (Rua General Jardim, nº 660, 2º andar, Vila Buarque, São Paulo).

Aproveitem a oportunidade para visitar o site http://xonuclear.net, que vem sendo atualizado com muito maior frequência, e mandem-nos as noticias e textos que julguem útil divulgar.

Esta entrada foi publicada em A vida das Coalizões. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*