A professora das energias renováveis

Publicado em 13 de julho de 2011  no Nosso Mundo.

A alemã Ursula Sladek passou 25 anos em campanha por energia verde em sua cidade, apenas para proteger sua família
Enquanto o mundo enfrenta as implicações da usina nuclear de Fukushima, no Japão, Ursula Sladek está furiosa:
— Tivemos Chernobyl há 25 anos. Fico muito irritada por termos precisado de outro desastre para abrir nossos olhos. Agora sabemos que um desastre como esse pode acontecer em países altamente industrializados como o Japão.
O acidente de Chernobyl, em 1986, transformou Ursula, 64 anos, em uma heroína ambiental, criadora de uma das primeiras empresas descentralizadas de energia renovável na Europa, comandada pelo povo e para o povo.
A conquista seria notável o bastante em qualquer circunstância, mas Ursula foi nomeada a vencedora europeia do Prêmio Goldman de Meio Ambiente 2011, um tipo de Nobel para o ambiente — em abril deste ano, em São Francisco (EUA). Mais impressionante ainda é que ela é uma pessoa sem conhecimentos científicos ou de negócios, estudou para ser professora do Ensino Fundamental. Poderia até se argumentar que tudo foi possível apenas porque ela foi responsável pela criação de uma família. Se não tivesse tido filhos, poderia não ter se importado.
Ursula nunca planejou criar uma empresa de energia, porém sentiu-se compelida a agir quando resíduos radioativos de Chernobyl — a cerca de 2 mil quilômetros de sua casa — foram encontrados em parquinhos, jardins e fazendas de Schönau, a pequena cidade dentro da Floresta Negra onde vive sua família:
— Tive de pensar se meus filhos poderiam comer espinafre e alface ou beber nosso leite, se poderiam brincar na areia e por aí vai. Houve muitas coisas práticas a considerar. Também sabia que precisava olhar para o quadro mais amplo e questionar o uso da energia nuclear. Não se pode ter cinco crianças e deixar de se preocupar sobre o mundo em que elas têm de viver.

Esta entrada foi publicada em Energia Nuclear, No mundo, Usinas Nucleares e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*