CINCO RAZÕES PARA DIZER NÃO ÀS USINAS NUCLEARES

Razões ambientais
1.  Não há risco zero em nenhum tipo de usina nuclear.
Acidentes naturais, falhas técnicas, falhas humanas podem ocorrer, como já ocorreram nos Estados Unidos, na União Soviética, no Japão, nações que dispõem de alta tecnologia. Em Three Mile Island (1979) houve derretimento do reator. Em Chernobyl,1986, houve explosão do reator. Em Fukushima, o tsunami e o terremoto. Causas diferentes e todas imprevisíveis.
Os responsáveis pela construção das usinas sempre afirmam que a segurança das centrais nucleares é perfeita, mas o fato é que não puderam nem podem evitar acidentes deste ou daquele tipo. Cuidado com os lobbies nucleares!
2. Não se pode garantir por milhares de anos a segurança dos depósitos de rejeitos provenientes dos reatores. O lixo atômico sobreviverá muito tempo depois que a usina for desativada.
3. Os efeitos cancerígenos das radiações são de conhecimento geral.

Razões sociais
4. No caso de Angra, não há condições de retirada imediata da população,caso se verifiquem acidentes que obriguem à evacuação imediata da zona contaminada.

Razões econômicas
5. O alto custo que importa a continuação do programa de construção de usinas nucleares (aproximadamente 8 bilhões de dólares cada uma) não compensa o uso que se fará da energia, que corresponderá a apenas 3 por cento do total das modalidades energéticas em operação no Brasil.

Resumindo: A continuação do programa de construção de usinas nucleares é arriscada, excessivamente custosa e, a rigor, desnecessária, considerando o leque de alternativas energéticas de que dispõe o país. Compõem esse leque os recursos hídricos, que são enormes, a energia solar, a eólica, além das energias extraídas da biomassa.

Observação: A Itália e a Suécia estão desativando o seu programa de usinas nucleares. O governo alemão já decidiu interromper seu programa de usinas nucleares e desativar as que já estão construídas.

Este é o momento oportuno para que o povo brasileiro se manifeste sobre os riscos de uma decisão de tamanha relevância. (08/05/2011).

Esta entrada foi publicada em Documentos de Referência e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.