A Garantia Hermes é uma espécie de seguro, dado pela agência alemã Euler Hermes, para fomentar as exportações de empresas alemãs. Tal é o caso de Angra III, na qual a Siemens, apesar de ter “fechado” seu setor nuclear, continua implicada através de um consorcio com a francesa AREVA, que montará Angra III. Como se “desconfia” dos padrões de segurança e de uma fiscalização nuclear independente no Brasil, o governo alemão exigiu a elaboração de relatórios sobre a segurança de Angra III, para que a Garantia Hermes seja dada. Mas pediu esses estudos “independentes” à empresa francesa AREVA (que vai produzir e instalar os equipamentos de Angra III em uma linha de produção alemã, empregando mais de 5.000 pessoas…), e à Eletronuclear, que implanta e opera as usinas do Brasil…
Tradicionais organizações ambientalistas da sociedade civil alemã, como Urgewald – que assume por solidariedade conosco uma luta que deveria ser nossa – assim como parlamentares alemães de diferentes partidos, estão empenhados numa intensa ação contra essa continuidade, inclusive com manifestações públicas, porque ela será um flagrante exercício de uma moral dupla pelo governo de seu próprio país: fechar as usinas nucleares da Alemanha, por serem prejudiciais aos seus cidadãos, mas ajudar a que se construam usinas nucleares em outros países.
Nesse mesmo sentido, denunciando o escândalo dessa moral dupla, cinqüenta personalidades de muitos países, entre os quais muitos detentores do Premio Nobel Alternativo, entregaram ao governo e ao parlamento alemão um apelo instando-os a não aprovar a continuidade da Garantia[1].
Diante de todas essas pressões, o governo alemão está, até esta data, postergando sua decisão quanto a essa continuidade, questão que, para ele, deixou de ser técnica para se tornar política.
(texto retirado do livro "Por um Brasil Livre de Usinas Nucleares – porque e como resistir ao lobby nuclear", Edições Paulinas)
[1] Ver no site de Right Livelihood Award (www.rightlivelihood.org) a lista dos que firmaram esse apelo e o seu teor assim como a noticia de sua entrega no dia 9 de fevereiro de 2012.