Memória de nossa atuação

Histórico do Movimento Anti Nuclear em São Paulo/Brasil

 

 

Abril de 2011

Por conta do acidente nuclear de Fukushima no Japão, o corpo docente da USP na ADUSP, se reúnem a convite do Prof. Alfredo Bosi [Membro da Academia Brasileira de Letras e Prof. Emérito da USP], entre eles o ativista Chico Whitaker, que se destaca no cenário brasileiro e mundial, como um dos fundadores do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral. Ele recebeu no ano 2006 o Premio Nobel Alternativo por sua luta a favor da justiça social, ajudou na organização do projeto “Ficha Limpa”. Nessa ocasião esse grupo elaborou um texto de emenda constitucional, e iniciaram a articulação a criação de uma Frente Parlamentar Contra as Usinas Nucleares. A Campanha nasce especialmente com o objetivo de esclarecer a população sobre os perigos das usinas nucleares no país. Desta forma inicia-se a Campanha Nacional por um “Brasil Livre de Usinas Nucleares”.

 

Outubro

– Lançamento da Campanha no Fórum Social São Paulo.

 

Janeiro de 2012

– Fórum Social em Porto Alegre – Atuação de Chico Whitaker e Greenpeace.

 

Fevereiro

– Apresentação da questão nuclear por Chico Whitaker na CONSEP, na Conferencia Nacional dos Bispos da CNBB.

– Palestra de conscientização anti nuclear da Fundação Lama Gangchen e Tardö Ling no Rotary Club de São Paulo.

 

Março

– Ato na Av. Paulista e vídeos sobre os desastres nucleares. Com cobertura da imprensa e a partir desse ato extensivo por quase todo planeta foram lançados mais de 200 vídeos de cobertura das inúmeras manifestações.

 

Abril

– Palestra “Diálogo e Esclarecimento Sobre Energia Nuclear no Brasil”, com os Professores Doutores Ildo Sauer e Joaquim Francisco de Carvalho e outras autoridades e imprensa na Câmara Municipal de São Paulo.

 

– Radio Tupi – Rute Cardoso divulga ações do Tardö Ling entre elas: Campanha Anti Nuclear,  Desarmamentosp e atuação na área de educação de Cultura de Paz.

– Radio 9 de Julho – Programa São Paulo Construindo Cidadania – Rute Cardoso divulga a Campanha Anti Nuclear e a palestra: “Por um Brasil Livre de Usinas Nucleares”, na Câmara Municipal de São Paulo.

 

 

Maio

– 11º Conferencia Municipal – Produção mais limpa e mudanças climáticas da Cidade de São Paulo – Rumo a Rio +20. Coletando assinaturas.

 

– Lançamento do livro com o título: Por um Brasil livre de usinas nucleares – Por que e como resistir ao lobby nuclear, com pesquisa dos Profs: Ildo Sauer e Joaquim Francisco de Carvalho e org.: Chico Whitaker.Houve na ocasião uma palestra de esclarecimento sobre o tema.

 

– Programa de TV: “Falando em Fundações”Rute Cardoso fala de: “Educação de Cultura de Paz” e Movimento “Por Um Brasil Livre de Usinas Nucleares”.

– Rádio Trianon – Programa: “Falando em Fundações”. Rute Cardoso divulga o Tardö Ling falando de suas ações deCultura de Paz – Educação Não-Formal” e divulga a “Tenda Antinuclear na Rio +20”.

 

Junho

 

– Rio +20 – Movimentos paralelos na Cúpula dos povos.

 

– Durante o mês o Greenpeace percorre o litoral da Bahia até o Rio de Janeiro em um barco aberto ao publico que apresentando proposta de energia limpa para o Brasil e arrecadando assinaturas.

 

– Lançamos 2 vídeos no YouTube: Coalizão Por Um Brasil Livre de Usinas Nucleares e Brasil Livre de Usinas Nucleares.

 

– Mesa de Diálogo – “Educação Não Formal no Desenvolvimento da Cultura de Paz”. ) proponente Vereador Gilberto Natalini inclui o tema; “ São Paulo contra o lixo radioativo que se encontra em Santo Amaro”, de responsabilidade da Nuclemon.

Agosto

– Na Ação Educativa, aula da Profª Emico Okuno, do Instituto de Física da USP, o tema desenvolvido era “Os efeitos biológicos das radiações ionizantes”.

– Fundação Lama Gangchen para Cultura de Paz, duas animadas reuniões da Coalizão “Por Um Brasil Livre de Usinas Nucleares”, focada no plano estratégico do movimento.

 

Setembro

Durante o Movimento Grito dos Excluídos o Greenpeace arrecada assinaturas da PEC.

– Na sala Crisantempo – Coletiva sobre: “Os riscos da radioatividade do lixo nuclear no Brasil nos 25 anos da tragédia do césio 137 em Goiânia”.

– Ação Educativa – Além das ações descritas acima que demandam reuniões extraordinárias a Coalizão tem realizado reuniões mensais desde Abril de 2011.

 

ETICA VERSUS NUCLEAR
Tenda Antinuclear na Cúpula dos Povos – Rio +20 – 21/06/2012, das 9 as 13hs – Programação:

Dom Jayme Chemello, ex Presidente da CNBB, que acaba de visitar Chernobyl, no 26o. Aniversario do acidente ocorrido em 1986, fará um depoimento publico. O Monge Sato, de Brasília, que visitou Fukushima duas vezes depois do acidente nuclear de 11 de Março de 2011, falará sobre o modo como o acidente afetou o povo japonês. O Cacique Biraci Brasil Nixiwaka, da Nação Yawanawa – Acreana, dirá como seu povo valoriza e conserva a natureza. O Lama Michel Rinpoche apresentará a relação de interdependência entre o mundo interno e externo pela Cultura de Paz e Sustentabilidade. Após uma curta síntese do discutido na Tenda desde o dia 15 e das ações nela planejadas, a manhã de solstício de inverno e verão será encerrada pela Cooperação Inter-religiosa que sustenta que o planeta é a nossa casa e é sagrado por esse motivo, e realizará um cerimonial de DESARMAMENTO NUCLEAR, recitando mantras: "Brasil livre de usinas nucleares" e "Mundo livre de usinas nucleares".

 

 

Movimento de 11 de Março de 2012, no MASP. Um ano do acidente Nuclear de Fukushima.

Em nosso 1º movimento popular eramos mais de 100 em favor da qualidade da nossa vida das futuras gerações, incluindo nosso planeta e a natureza que nos acolhe e nos abastece. Instituiçoes, ONGs, Entidades, Associações e Grupos, além de cívis e crianças nos reunimos no Vão do Masp para homenagear os mortos no acidente nuclear de Fukushima e pedir para que o Brasil se Livre das Usinas Nucleares. Foi muito mais promissor do que imaginávamos. Bonecos, cartazes, flayer, folder, marcador de livros, banner, bottoms, faixas para cabeça, mascaras, camisetas, maquiagens, pranchetas, canetas e claro folhas para arrecadar assinaturas, além de câmeras registrando o evento, personagens e personalidades, fizemos jogral com a frase:          O BRASIL É SOLAR, NÃO É NUCLEAR, e com o manifesto da Coalizão, tocamos o gongo japonês e fizemos um minuto de silencio em forma de cerimonial e colhemos assinaturas. Imprensa presente: Globo News, Record e Rede Globo que mostrou no Fantástico. Seja mais um veículo cultural a dar corpo e forma a esse movimento!

 

Principais endereços de divulgação do Movimento Popular:

 www.brasilcontrausinanuclear.com.br –  www.antinuclearbr.blogspot.com

 www.syntonia.com/antinuclear/FORMULARIO-PEC-ANTINUCLEAR.PDF

ENERGIA NUCLEAR? OBRIGADO! NÃO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*