A Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares é uma associação de pessoas que tomaram uma maior consciência dos problemas da opção nuclear com o acidente ocorrido em Fukushima, Japão, em 12 de março de 2011.
A partir dessa tomada de consciência os integrantes da Coalizão consideram que:
– o Brasil não precisa de usinas nucleares para atender às suas necessidades de energia elétrica;
– existem muitas alternativas para produzir energia elétrica sem correr o risco das usinas nucleares;
– ninguém tem o direito de impor aos brasileiros esses riscos e as consequências de acidentes;
– ninguém tem o direito de deixar para as gerações futuras o pesadelo do lixo nuclear.
A Coalizão não tem vínculos com partidos, governos ou igrejas. Os integrantes da Coalizão dela participam a titulo pessoal ou como membros de organizações que compartilham suas opiniões. Para saber quem participa da Coalizão, clique aqui.
Os integrantes da Coalizão se reúnem periodicamente para:
– informar-se sempre mais sobre a opção nuclear, as justificativas apresentadas para adotá-la e as suas consequências, assim como sobre as alternativas a essa opção;
– discutir e lançar iniciativas que elevem o nível de informação da população brasileira sobre os riscos das usinas nucleares e sobre a desnecessidade das mesmas no Brasil;
– discutir e realizar ações que levem nosso governo a não construir novas usinas nucleares, interromper a construção de Angra III e iniciar o desmantelamento de Angra I e II;
– discutir possibilidades de associação com iniciativas com objetivos similares em outros países.
Alem da Coalizão que foi formada em São Paulo e atua a partir dessa cidade, outras Coalizões poderão ser organizadas em outras cidades do Brasil, por iniciativa de seus moradores.
Na mesma ocasião em que se criou em São Paulo a Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares foi criada, a partir do Rio de Janeiro, a Articulação Antinuclear Brasileira (http://antinuclearbr.blogspot.com.br), com os mesmos objetivos.
Ambas as iniciativas, que estão conectadas e atuam em rede, lançaram conjuntamente uma Iniciativa Popular visando vedar constitucionalmente, através de uma PEC, a construção de usinas nucleares no Brasil. Muitas entidades se associaram a essa iniciativa como seus proponentes ou apoiadores . Veja aqui a lista dessas entidades. Veja aqui o projeto de PEC e o formulário de coleta de assinaturas . Vários parlamentares vem apoiando essa Iniciativa, com o objetivo de conseguir mais adesões no Congresso Brasileiro. Veja aqui os seus nomes.
Este site, criado e mantido pela Coalizão de São Paulo, está a serviço da atuação das Coalizões e da Articulação Brasileira.
Veja aqui a justificativa das pessoas que organizaram a Coalizão.
Veja aqui o Manifesto proposto ao se organizar a Coalizão, que recebeu mais de 400 assinaturas de adesão (lista a ser disponibilizada proximamente neste site).
Veja aqui o Manifesto da Articulação Antinuclear Brasileira e o seu site.
Se quiser se integrar à Coalizão Por um Brasil livre de Usinas Nucleares vá à página Como participar.