Tremores de terra estão assustando os moradores do bairro Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, RJ. Eles têm sido frequentes este mês e segundo um laudo do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, chegaram a atingir a intensidade de 2.0 na escala Richter.
“Como se fosse uma dinamite, assim um barulho de explosão. Muito alto e muito forte. Estremece a casa toda. Para você ver, eu estou construindo e minha laje estremece toda, minha casa estremece toda”, disse a dona de casa Silvana Ferreira Gomes.
Segundo quem vive no local, o primeiro fenômeno aconteceu no dia 3 de maio, com magnitude 1.7. Depois disso, foram registrados outros quatro tremores. No dia 9, o abalo foi de 1.8 e um novo tremor, sete minutos depois, marcou 2.0 de intensidade. No dia 10, houve mais dois tremores: um de 1.3 e outro de 1.6.
“Se sente que é debaixo da terra. É forte mesmo. A gente não sabe o que é. Realmente vem acontecendo com frequência”, afirmou o marinheiro João Ciriaco Fagundes.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira, a prefeitura está acompanhando os tremores. “São abalos sísmicos. A Defesa Civil tem monitorado, tem acompanhado todas as solicitações dos moradores para ver se há algum dano estrutural nas residências. A orientação [aos moradores] é, quando houver, sempre avisar a Defesa Civil e se persistir, saiam de suas residências e procurem um ponto seguro”, explicou.