Publicado em 27 de janeiro de 2014 no GGN.
seg, 27/01/2014 – 16:16
As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) garantem que é infundado o receio de uma explosão atômica a partir dos reatores das usinas ! Ah bom , já que esse era o único problema , podemos ficar tranquilos ! Isso é que é bem informar os cidadãos !
As próximas usinas nucleares a serem construídas no Sudeste, depois de Angra 3, podem ser instaladas no Norte de Minas Gerais, próximo ao Rio São Francisco.
A Presidência da República deve decidir ainda neste ano onde deverá ser construída a quarta usina nuclear do Brasil. Relatório preliminar do Governo Federal aponta algumas alternativas: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe ou o sertão de Minas Gerais. O Brasil produz, atualmente, energia nuclear em três usinas: Angra 1, Angra 2 e Angra 3. Elas formam a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. A produção deste tipo de energia ocorre quando há a fissão dos átomos. Este recurso é não-renovável.
De acordo com a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), uma instituição ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, uma instalação nuclear não pode causar explosão atômica. “Tal receio não tem qualquer fundamento, já que a concentração de urânio-235 é muito baixa (cerca de 3%), não permitindo que a reação em cadeia se processe com rapidez suficiente para se provocar uma explosão. Ao contrário dos reatores que são concebidos para reter as substâncias radioativas, as bombas são concebidas para tornar eficaz a sua dispersão”. A quarta usina nuclear brasileira pode demorar aproximadamente oito anos para começar a produzir.
Em março do ano passado, o jornal Valor Econômico já tinha publicado uma matéria informando sobre a possibilidade do Norte de Minas receber a quarta usina nuclear, próximo ao Rio São Francisco. A área é a preferida na avaliação preliminar feita por técnicos da Eletronuclear e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre os sítios indicados para a construção de centrais nucleares na região. De oito localidades seleciona-das no Sudeste, cinco estão no Estado de Minas Gerais.