Tepco reiniciou remoção de radionuclídeos antes da descarga no mar. Água contaminada encheu central nuclear acidentada de Fukushima Daiichi.

Foto divulgada pela Tepco mostra funcionários checando um cano na unidade de descontaminação de água radioativa da usina nuclear Daiichi, em Fukushima (Foto: AFP Photo/Tepco)
Do G1
A companhia que administra a central nuclear de Fukushima religou neste domingo (22) o sistema de descontaminação de água, que registrou vários problemas nos últimos três meses.
Tokyo Electric Power (Tepco) anunciou ter reiniciado, a título experimental, as três linhas paralelas de tratamento para a remoção de radionuclídeos antes da descarga no mar.
Este equipamento desenvolvido com o grupo japonês Toshiba é apresentado como uma peça chave para resolver o problema da água contaminada que encheu a central nuclear acidentada de Fukushima Daiichi, parcialmente destruída pelo tsunami de 11 de março de 2011.
A água contaminada, cujo volume aumenta a cada dia, é um dos maiores problemas a ser gerenciado pela Tepco e as autoridades.