*Queridos, queridas, companheiros e companheiras na luta,*

 

mais uma vez obrigado pelo convite e pela recepção tão carinhosa. O Encontro foi muito produtivo. As reuniões coletivas, as conversas pessoais e as demandas de esclarecimentos, permitiu-me escrever os apontamentos abaixo que gostaria de compartilhar com todos vocês, dando prosseguimento ao nosso trabalho conjunto:

*Santa Quitéria mina de urânio/fosfato e a segurança alimentar*
**
A mina de Santa Quitéria é só economicamente viável por causa do alto preço do fosfato. O urânio é na verdade um subproduto da mineração de fosfato. O fosfato é um fertilizante cada vez mais utilizado na agricultura mundial e no Brasil especialmente para manter a produção de soja (não-transgênica e transgênica!). Já desde 2005 – quando foi publicado um alerta na Suíça – sabemos que o uso do fosfato (de origens sedimentares e ígneos) é um grande perigo para a Humanidade, porque este fosfato está sempre contaminado com urânio. E este urânio se acumula a cada ano no solo, contaminando cada vez mais as águas e os alimentos. Com as grandes lavouras industriais de soja (biocombustível), estamos na realidade uranificando o solo. Urânio no solo é um alto risco para a segurança alimentar no futuro bem próximo. Mas por que usamos no Brasil e no mundo, fosfato (contaminado com urânio) para fertilizar as lavouras e não fosfato biogenético de origem guano? Resposta: guano quase não existe mais, as jazidas de guano já foram esgotadas na segunda metade do Século 20.

Fosfato (puro sem contaminação) é um elemento importante para todos os seres vivos, plantas e animais ou para a Coca Cola. E todo os seres vivos espelem fosfato com os seus excrementos. Fosfato biogenético é simplesmente a acumulaçao de cocô de milhares de aves durante séculos e milhares de anos. Isso é o que se chama Guano. Lugares com grandes colonias de aves criaram grandes jazidas de Guano, por exemplo, no Chile e especialmente na Ilha Pacífica Nauru – colonizada e totalmente destruída por causa da mineração de Guano pelos Estados Unidos. Hoje, por causa da exploração não sustentável, já por muitos anos este fertilizante “orgânico” é raro e caro! Por isso o Brasil, EUA, União Européia, Rússia e todos os países com agricultura industrial estão usando fosfato da mineração do subsolo que sempre é contaminado com urânio. Tecnologicamente, é possivel separar este urânio quase 100% do fosfato, mas esta tecnologia é muito cara. Resultado: Cada ano os agricultores convencionais jogam, junto com fosfato, o urânio – um elemento pesado, radioativo e altamente tóxico – nas terras de nossas plantações, que significa um grande risco à saúde e à segurança alimentar no futuro para as próximas gerações de toda a Humanidade. O mundo não pode continiuar com este processo de uranificação dos solos!

Até agora o Brasil está importando uma grande quantidade deste fosfato do Norte da África e da Rússia, provenientes de suas minerações de fosfato (urânio). No futuro, estas importações serão substituídas com fosfato da mina de urânio de Santa Quitéria. Summa-Sumarum: Lutamos contra soja e contra o uso de fosfato na agricultura convencional – lutamos automaticamente também contra a desastrosa mineração de uranio-fosfato em Santa Quiteria e em outros países!  Importante lembrar que a agricultura tradicional não precisa de fertilizante fosfato e na agricultura orgânica o fertilizante “fosfato mineral” é proibido!

Também existe uma outra fonte de fosfato barato e mais ecológico: Fosfato extraido de nossos próprios excrementos, concretamente fosfato extraido durante o processo de tratamento de esgoto das cidades. Mas até hoje, o Brasil não está usando esta grande jazida, esta grande riqueza sustentável, este Pré-Cocô. Até hoje o Rio de Janeiro está jogando fora a sua riqueza, o esgoto de 11 milhões de pessoas, com emissários submarinos no mar. Então a minha proposta pessoal para a Rio mais-ou-menos 20 é: Economia Verde baseada no esgoto. Tratamento de esgoto correto, usar o esgoto como uma jazida de fosfato e deixar o urânio-fosfato em Santa Quitéria no chão. Questão: quem vai ganhar os royalities desta jazida de esgoto, só os cariocas?

*Acidente de césio-137 e a origem dos materiais radioativos césio-137 ou cobalto-60*

Césio-137 e cobalto-60 são de fato lixo radioativo criado no processo de produção de energia nuclear e da produção de bombas atômicas. Sem reatores nucleares ou bombas atômicas, não existe césio-137!  E por isso, as vítimas de césio-137 estão na luta junto com a Articulação Antinuclear. A contaminação em Goiânia originou-se de uma cápsula do equipamento radioterapêutico da empresa italiana Barazetti, projetado nos anos 1950. A cápsula continha 19,26 g de cloreto de césio-137 (CsCl). Este sal radioativo foi produzido por volta de 1970, pelo Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos EUA. Este laboratório foi criado em 1943 para produzir o plutônio da primeira bomba nuclear do mundo. “Hoje, o Oak Ridge National Laboratory, é um dos lugares nucleares dos EUA mais contaminados com elementos radioativos. Resíduos nucleares do Oak Ridge (estrôncio-90, cobalto-60, césio-137) também contaminam o Vale Melton, onde o laboratiório é situado.” Davistown Museum (EUA), in Exposição “Mãos de Césio”.

*Há necessidade de usinas nucleares para a medicina nuclear?*

Existem vários sistemas de tratamento de cancer a base de radioterapia. Mas hoje, no Século 21, os radioanucleides césio-137 ou cobalto-60 não são mais necessários para a radioterapia. Já por anos existem aparelhos de radioterapia melhores e que não precisam mais destes elementos radioativos: Ionenentherapie e Linearbeschleuniger / Linear Accelerators. “Linear accelerators are usually used for the radiotherapeutic treatment of cancer.”  Mas infelizmente não tenho, no momento, informação científica sobre isto na língua portuguesa, só em alemão ou inglês. Acho que pode ser interessante para a Articulação Antinuclear convidar um especialista em radioterapia de um Krebsforschungszentrum da Alemanha ou da Áustria para dar uma palestra.

*Submarino ou SubmarinoS Nucleares?*

O Governo Lula/Dilma está financiando um submarino nuclear ou 2,3, 4 ou mais? As noticias da imprensa e do governo realmente não são claras se este submarino nuclear anunciado vai ser o único ou só o começo de vários submarios nucleares. Um fato importante nesta discussão: o combustível de um submarino nuclear é diferente do combustível de uma usina nuclear. O reator do submarino nuclear precisa do combustível de urânio altamente enriquecido igual ao da bomba atômica.

*A palavra Ciclo Nuclear*

Eu observei que vocês estão usando sempre a palavra Ciclo Nuclear. O Ciclo é um simbolo positivo, um símbolo de reciclagem e de uma circulação fechada e limpa.
Mas a indústria nuclear não é um ciclo e nem limpa. Esta palavra “Ciclo Nuclear”, do estilo George Orwell, é uma invenção da própria indústria, que na verdade é uma linha com um começo (a prospecção e mineração de matérias radioativas urânio/tório) e um fim aberto: milhares de toneladas de lixo radioativo sem destino e milhares de hectares de terra contaminada com urânio e outros rejeitos nucleares. Eu acho que nós não podemos repetir as mentiras da indústria nuclear. Por isso, eu pessolamente, prefiro não usar a palavra “Ciclo Nuclear”, mas a palvavra “Cadeia Nuclear”, como também está sendo usada pelos ambientalistas fora do Brasil (Nuclear Fuel Chain / Nuclear Fuel Cycle).

*Sobre Mim*

Como um novo membro da Articulação Antinuclear, gostaria de informá-los um pouco mais sobre mim. Também porque eu gosto muito da transparência geral. Por isso, aqui alguns links com as minhas publicações e meus trabalhos nos últimos anos em português. Interessante pode ser o texto sobre “DESENVOLVIMENTO: POR QUE E PARA QUEM” que escrevi nos anos 90, mas que ainda é bastante atual.

*Abraços para todos*
*Norbert,  **Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2011*
*info@uraniumfilmfestival.org <mailto:info@uraniumfilmfestival.org>*
*n.suchanek@online.de <mailto:n.suchanek@online.de>*

*Links com alguns artigos meus*
DESENVOLVIMENTO: POR QUE E PARA QUEM de Norbert Suchanek, Página 8
http://ecodebate.com.br/RCMA_esp.pdf
http://ecodebate.com.br/RCMA_esp.pdhttp://ecodebate.com.br/RCMA_esp.pdfhttp://ecodebate.com.br/RCMA_esp.pdff
Academia de ginástica vira usina elétrica, artigo de Norbert Suchanek <http://www.revistaecologica.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1145%3Aacademia-de-ginastica-vira-usina-eletrica-artigo-de-norbert-suchanek&catid=163%3Ameio-ambiente>
http://www.revistaecologica.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1145%3Aacademia-de-ginastica-vira-usina-eletrica-artigo-de-norbert-suchanek&catid=163%3Ameio-ambiente&Itemid=53

Os problemas causados pela soja no livro: “Der Soja-Wahn” (“A loucura da soja”) <http://racismoambiental.net.br/2010/08/os-problemas-causados-pela-soja-em-livro-der-soja-wahn-a-loucura-da-soja/>
http://racismoambiental.net.br/2010/08/os-problemas-causados-pela-soja-em-livro-der-soja-wahn-a-loucura-da-soja/

Cachaça Ypioca e povos indígenas no Ceará
http://pib.socioambiental.org/pt/noticias?id=46937
http://prod.midiaindependente.org/pt/blue//2007/08/390354.shtml
http://www.observatorioindigena.ufc.br/oktiva.net/1983/nota/73713

‘Esgoto’ Nuclear na Costa Verde – O mito da energia limpa, artigo de Norbert Suchanek
http://www.ecodebate.com.br/2010/11/12/esgoto-nuclear-na-costa-verde-o-mito-da-energia-limpa-artigo-de-norbert-suchanek/

Moradores não querem mineração de Urânio, Protestos nos EUA e em Portugal, por que o silêncio no Ceará?
http://www.ecodebate.com.br/2008/04/25/moradores-nao-querem-mineracao-de-uranio-protestos-nos-eua-e-em-portugal-por-que-o-silencio-no-ceara/
http://www.remaatlantico.org/Members/suassuna/noticias/moradores-nao-querem-mineracao-de-uranio-protestos-nos-eua-e-em-portugal-2013-por-que-o-silencio-no-ceara/

Turismo: desenvolvimento sustentável para o Brasil, de Norbert Suchanek
http://www.ikoporan.org/youthdesti/INTERNET/publicForum_PG.htm

**
*Links: Santa Quitéria mina de urânio/fosfato e a segurança alimentar*

O fosfato no Brasil – No Brasil, o fosfato é predominantemente utilizado na agricultura, sendo que o país tem cerca de 328 milhões de hectares de terra fértil e altamente produtiva adequada para o cultivo.
http://www.copebras.com.br/our-market/phosphates-in-brazil.aspx?sc_lang=pt-PT
http://www.dnpm.gov.br/assets/galeriaDocumento/SumarioMineral2008/fosfato.pdf
http://www.dnpm.gov.br/assets/galeriadocumento/balancomineral2001/fosfato.pdf

Contribuição dos fertilizantes agrícolas para a dispersão de urânio no meio ambiente
http://rdigital.univille.rct-sc.br/index.php/RSA/article/viewFile/102/158
http://rdigital.univille.rct-sc.br/index.php/RSA/article/viewFile/102/158
http://toxcenter.de/artikel/Uran-auf-Aeckern.php
http://www.ndr.de/fernsehen/sendungen/45_min/hintergrund/trinkwasser121_page-2.html

Pagina 22 – fotos mineração de fosfato (urânio) PDF] Rückgewinnung von Phosphor aus der Abwassereinigung. Eine …
www.bafu.admin.ch/publikationen/publikation/…/index.html?…Similares
http://www.bafu.admin.ch/publikationen/publikation/01517/index.html

Links: Acidente de césio-137 e a origem dos materiais radioativos césio-137 e cobalto-60
http://epa.gov/radiation/radionuclides/cesium.html
http://epa.gov/radiation/radionuclides/cobalt.html#environment

Exposição Mãos de Césio / Uranium Film Festival
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/04/29/exposicao-sobre-maior-acidente-nuclear-do-brasil-abre-neste-domingo/
http://www.uraniumfilmfestival.org/html/exposicao.html
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.195887447156580.50549.103060273105965&type=1
http://oglobo.globo.com/ciencia/rio-de-janeiro-vai-sediar-exposicao-que-lembra-acidente-com-cesio-137-2791342

Links: Há necessidade de usinas nucleares para medicina nuclear?
http://www.brustkrebs-info.de/patienten-info/index.php?id=6.4&stat=&substat=close#oben
http://sciencev1.orf.at/science/news/63006
http://www.medaustron.at/2011/03/medaustron-wurde-wincc-oa-solution-partner/
http://www.medical.siemens.com/webapp/wcs/stores/servlet/ProductDisplay~q_catalogId~e_-3~a_catTree~e_100010,1008643,12757,1029071,1029068~a_langId~e_-3~a_productId~e_193897~a_storeId~e_10001.htm
http://www.physnet.uni-hamburg.de/services/fachinfo/___Kurzfassungen/Elin___Brunckhorst.htm
http://www.radiologyinfo.org/en/info.cfm?pg=linac
http://www.suedkurier.de/news/panorama/leben-und-wissen/Unsichtbare-Kraft-mit-zwei-Gesichtern;art761224,4836579

Orthovoltage and cobalt units have largely been replaced by megavoltage linear accelerators, useful for their penetrating energies and lack of physical radiation source.
http://www.news-medical.net/health/What-is-Radiation-Therapy.aspx

Links: Submarino ou SubmarinoS Nucleares?
http://www.naval.com.br/blog/tag/submarino-nuclear/page/3/#axzz1h0ZSl3Sn
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=marinha-combustivel-submarino-nuclear
http://www.defesanet.com.br/prosub/noticia/3094/Marinha—Mais-perto-do-submarino-nuclear
http://blog.planalto.gov.br/brasil-entra-na-era-da-fabricacao-de-novos-submarinos-nucleares/
http://www.senado.gov.br/sf/comissoes/cre/ap/AP2090916_Acordo_Brasil_Franca.pdf
http://www.naval.com.br/blog/destaque/submarinos/submarino-nuclear-brasileiro-quo-vadis/#axzz1h0ZSl3Sn
http://www.defesabr.com/MB/mb_subs_Parte2.htm
http://www.portaldanavegacao.com/2011/08/odebrecht-construira-submarino-nuclear-no-brasil/
http://espacointeressenacional.blogspot.com/2011/10/marinha-do-brasil-adia-submarino.html
http://www.naval.com.br/blog/2011/02/20/submarinos-na-mira-do-tcu/#axzz1h0ZSl3Sn

Instaleiro e Porto Submarino Nuclear
http://www.defesabr.com/blog/index.php/28/09/2008/nova-base-de-submarinos-na-baia-de-sepetiba/
http://www.ecodebate.com.br/2008/07/22/ministro-defende-titulacao-coletiva-de-area-ocupada-por-quilombolas-no-rio-marinha-diz-que-area-ocupada-por-quilombolas-e-estrategica/
http://www.naval.com.br/blog/tag/sepetiba/#axzz1h0ZSl3Sn
http://soscostaverde.blogspot.com/2011/08/o-dinheiro-e-verde.html
http://www.clipnews.com.br/eletronuclear/clippingdireto/amplia.php?id_noticia=12828
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=54114

Quilombolas e submarino nuclear
http://miti.com.br/ce2//?a=noticia&nv=SuWB5gRZEOq4LcfaHUDJRA&printPreview=1
http://blogdoazedo.blogspot.com/2009/12/quilombo-do-barulho.html
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-09-08/com-um-seculo-de-atraso-energia-eletrica-chega-comunidade-quilombola-do-rio

LIVRO História do submarino nuclear do Brasil
http://grupohistoriadobrasil.blogspot.com/2011/10/publicada-segunda-edicao-do-livro-sobre.html
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=74564

Thyssen Krupp & Submarinos do Brasil & CSA & Sepetiba
https://www.mar.mil.br/hotsites/sala_imprensa/arquivos_PDF/respostas_a_imprensa/SbN.pdf
http://www.thyssenkrupp-steel-europe.com/csa/pt/index.jsp

Lista de Filmes do Uranium Film Festval – Urânio em Movi[E]mento 2011
http://www.uraniumfilmfestival.org/html/report.html

Lista de Filmes do Arquivo Amarelo
http://www.uraniumfilmfestival.org/html/yellow_archives.html
ecife

Esta entrada foi publicada em Textos para Reflexão. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*